24 agosto 2011

Santos Fagundes: "Infelicidade é sentir-se inútil"

  Edivan Souza

Hoje, 24/08/11, foi realizada uma palestra com Santos Fagundes no Auditório do Instituto Annes Dias em Cruz Alta. Esteve presente bom número de professores, alunos, agentes de saúde, imprensa e pessoas da comunidade.
A palestra teve como tema Direitos Humanos e Cidadania. Em primeiro momento, Santos Fagundes discorreu sobre a abordagem natural e evolutiva dos Direitos Humanos na sociedade. Disse ele “que os Direitos Humanos nascem com a pessoa sem qualquer distinção, contudo, a Cidadania depende das condições de oportunidades que a sociedade proporciona". Continuou, esclarecendo o papel do Estado e das pessoas com deficiência em relação as barreiras existentes. Disse que  "a deficiência não é motivo para infelicidade. Infelicidade é sentir-se inútil". 
Alertou para a influência desigual dos fatores econômico e humanitário na sociedade atual. Ilustrou a preocupação relatando que, sendo uma pessoa com deficiente visual, durante suas caminhadas pelas ruas das cidades do Brasil,  nunca toca com sua bengala uma latinha vazia de refrigerante, por exemplo; mas é muito comum tocar crianças e idosos jogados nas calçadas.
Afirmou que para a transformação é necessário que a sociedade desenvolva não somente agentes político-partidários mas agentes políticos atuantes, capazes de questionar, refletir e apresentar soluções.

Em segundo momento, os participantes fizeram perguntas e comentários. Dessas participações observou-se a preocupação em assegurar as condições de dignidade à pessoa com deficiências nas suas atividades do dia-a-dia, como por exemplo, o acesso à Escola, ao transporte, ao tratamento humanizado, a prioridade no atendimento, a atuação frente ao Bullying, entre outras.
A Palestra foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação alusiva a I Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta, que contou com o ilustre palestrante Santos Fagundes, que é militante da causa da pessoa com deficiência e Assessor Parlamentar do Senador da República Paulo Paim.







Acesse aqui o Projeto do Estatuto da Pessoa com Deficiência que tramita no Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.