15 setembro 2011

Ibirubá - Instituto Edmundo Roewer: Para respeitar e entender é preciso conhecer.


Por Mariangela*
Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer, de Ibirubá-RS, desenvolve uma série de atividades para promover os DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, com o tema: Para respeitar e entender é preciso conhecer.
Alunos do 2ºs anos do Ensino Médio da Manhã realizam visita à Apae da cidade levando amor, carinho, atenção, um gostoso lanche e organizando brincadeiras com as pessoas portadoras de necessidades especiais atendidas no local.
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais ouvem atentos a história " Defeito mesmo é desrespeito”, da coleção Bullying na Escola, contada pela professora Fernanda de Farias. Entre eles, o aluno incluso Pablo, de 14 anos, advindo da Apae neste ano de 2011. O objetivo da docente é a sensibilização dos alunos em entender e conviver com a diversidade.

Os terceiranistas da escola encenaram, na hora cívica de agosto deste ano, sobre as diferenças. O objetivo foi demonstrar que a aceitação e o respeito é o primeiro passo para que possamos fazer do nosso país, um lugar sem discriminação à raça, cor , religião, classe social e outros. Onde todos possam ser valorizados pelo que realmente são ( branco/negro, rico/pobre, velho/novo, alto/baixo, gremista/colorado, homem/mulher, professor/aluno)

A aluna Valéria, portadora de necessidades especiais, do 1º ano fez um depoimento emocionante sobre a sua vida, no III Seminário do Ensino Médio do turno da manhã, da qual é aluna. Cabe ressaltar que este seminário teve como tema "Em busca da qualidade de vida" e aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de agosto/2011.

A referida aluna também deu o seu depoimento de vida para as alunas do 2º ano do Curso Normal, juntamente com o aluno Igor, da 7ª série, do turno da tarde, também portador de deficiência física,. Este trabalho foi realizado visando orientar as futuras professoras a entender a deficiência como uma diferença, pois assim como há pessoas altas/baixas, gordas/magras, brancas/negras, etc.; há pessoas com necessidades especiais, mas que de forma alguma são incapazes. Ao contrário, merecem serem tratadas como seres humanos capazes e cientes dos seus direitos e deveres.

Os alunos da 8ª série e dos 2ºs anos do Ensino Médio, visitaram o Lar do Idoso, no mês de agosto, visando compartilhar emoções. Foram momentos de extremo afeto, desprendimento e escutatória. Lições para uma vida toda em relação ao respeito às diferenças, a valorização do idoso em si e a força do amor voluntário. Interagiram com os idosos através de atividades como manicure, chimarrão, lanche coletivo, entre outros.
A professora Maria Eliane, do 1º ano do Ensino Fundamental, está desenvolvendo o projeto: "Trabalhando as deficiências", a partir da Coleção de livros infantis "Ciranda da Diferenças", da autora Márcia Honora: Dognaldo e sua nova situação (cadeirante); O charme de Tuca ( deficiência visual); A família Sol, lá, si, ... ( deficiência auditiva); Uma tartaruga a mil por hora (hiperatividade); O problema da centopeia Zilá (deficiência física ) e A escola da tia Maristela ( dificuldade de aprendizagem)
"Dognaldo e sua nova situação"

-Leitura da História: Dognaldo e sua nova situação, compreensão do texto oralmente;
- Dobradura do cachorro (demonstração da família do Dognaldo);
-Modelagem na argila de Dognaldo antes e depois do acidente;
- Expressão corporal: representação dos vários tipos de cachorros que havia na Doglândia (lado emocional) Cachorro feliz/triste, manso/bravo, filhote/adulto idoso, ensinado/desobediente.
-Reflexão: Se você fosse um cachorro, e pudesse escolher um desses tipos anteriormente citados, qual você escolheria e porquê;

- Mesa de sucatas: materiais diversos para que os alunos criassem a cadeira de rodas do Dognaldo;

- Artes: Retratação de vários tipos de cachorros de Doglândia usando figuras de cachorros e restos de lãs;

- Foi feito um cartaz com nomes de cachorros ditos pelos alunos e pediu-se para eles diferenciarem (cor de letra) os que iniciam com V ou inventar outros nomes caso não aparecer;

- Digitalização do livrinho e apresentação da história no telão;
- Confecção de 2 cartazes, enfatizando as diferenças entre a história dos cães e de pessoas;
- Trazer a aluna Valéria para cantar aos alunos.

Atividades que serão realizadas

"O charme de Juca"
 - Contar a história no cantinho da leitura ( tapete com almofadas);
- Confecção do óculos do coelhinho;
- Dramatização da história e apresentação para a turma da Educação Infantil;
- Usar o CD interativo na Sala de Informática;
- Passeio às cegas: Em duplas, um colega vendado e o outro como guia. Convidar os alunos do 2º ano para participarem da atividade. Fazer uma mesa redonda para cada aluno colocar o que sentiu ao realizá-la;
- Convidar uma enfermeira para aplicar o teste da visão;
- Promover um depoimento das alunas gêmeas que usam óculos trazendo a mãe delas também para que os alunos possam tirar as suas dúvidas.

"A família Sol, Lá, Si..."
- Ouvir a história no DVD;
- Recontagem da história com fantoches;
- Reflexão: O que o Nando tinha de diferente do restante da família?
- Como a família percebeu esta diferença?
-O que fez?
-O que mudou na vida de Nando?
-Qual foi a contribuição de Nando para a banda de música da família?
- Como a família se adaptou à situação?
-O que fazer quando um amigo apresentar uma diferença?
- Ilustração de uma história em quadrinhos.
* recebemos pelo e-mail iee.edmundo.roewer@gmail.com  14/09/11.

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