10 janeiro 2012

Cruz Alta - Conselho da Pessoa com Deficiência e Conselho do Idoso vão propor a acessibilidade das calçadas

No ano passado o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta elaborou o Plano de Ação para 2012 e, na ocasião, a adequação das calçadas às normas de acessibilidade foi colocada como uma das prioridades a serem propostas ao Executivo Municipal. 
A acessibilidade arquitetônica das ruas é um assunto que interessa a todas as pessoas. Diante disso, o Conselho da Pessoa com Deficiência e o Conselho do Idoso pretendem atuar juntos para que Cruz Alta realize a acessibilidade das calçadas. Uma das propostas é a transformação do Manual Passeio Legal de Cruz Alta em lei, semelhante as regras aprovadaa nesta semana na Cidade de São Paulo.
Por hora, o CMPD passará a divulgar imagens das calçadas da cidade com a propósito de incentivar a comunidade a adequá-las por iniciativa própria.   


Veja a postagem anterior sobre as regras de reforma e construção de calçadas da Cidade de São Paulo.

É importante lembrar que a parede das edificações deve ficar sem barreiras, pois é a referência para mobilidade das pessoas com deficiência visual.

Não Dá
Dá!
____________________________________________________________________________
Explicando
Passaremos a identificar os locais com:  Dá ou Não Dá.

É assim que uma pessoa cadeirante, um idoso ou mesmo uma mãe com um carrinho de Bebe, muitas vezes pergunta: "dá pra passar aí? "
Quando a calçada for acessibilidade : 
Quando tiver barreira: Não Dá
___________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.